academia do sabor

A festa do spaghetti no queijo

A massa feita dentro de um Grana Padano é uma ode à celebração

Robert Halfoun
Curador


Não há quem deixe de se impressionar ao ver a pasta alla ruota sendo preparada. Afinal, o spaghetti vai para dentro de uma roda de carruagem (a ruota) – leia-se um Parmegiano Reggiano inteiro ou, melhor ainda, um Grana Padano. Explico: sabemos, o queijo produzido no norte da Bota é uma das joias da queijaria italiana, de casca dura, e maturado durante 12 ou 18 meses. O seu processo de produção e também o leite rico com qual é feito dão origem a um produto mais macio e com gosto mais suave do que o Parmesão. 

 

A textura mais macia, afinal, é a responsável por conferir mais cremosidade à massa, depois que a cavidade do queijo é flambada. Sim, cavidade, porque, antes de tudo, é preciso tirar algumas lascas, criando um ninho para receber o spaghetti. 

 

Considerando que, inevitavelmente, estamos falando de uma peça inteira, a pasta alla ruota é, sim, um pequeno luxo. Um único queijo, no entanto, faz inúmeros pratos – parece que não acaba nunca. E pode ser coberto e guardado, depois do uso. 


 

Ideia legal: faça numa festa, dou até nome: “A festa do spaghetti no queijo”. Então, sirva as lascas dentro dele (como vemos em bufês de qualidade) de aperitivo (vai bem com espumante brut) e, depois do show no qual são preparados os pratos (melhor na companhia de vinho tinto com acidez marcante), você pode cortar partes do Grana em pedaços e oferecer para os convidados levarem para casa. 


Se retirar lascas maiores, aumentando a cavidade, acredite, ainda assim haverá queijo para repetir a festa. 

 

Mão na massa!

 

O spaghetti, depois de cozido, é primeiro salteado com pouco azeite 

e alho. Se preferir, salpique salsa bem picadinha

 

2

Depois, a massa vai para a cavidade do queijo. Para isso, retire a casca na 

parte superior e flambe a superfície com um destilado, como grappa ou uísque

 

3

Já derretido, o queijo envolve a massa, conforme 

vamos misturando delicadamente 

 

4

Para finalizar, coloque um tico a mais do destilado e flambe de novo, rapidamente

 

5

Se quiser incrementar, coloque salsa picada em mínimos pedaços e faça a montagem na companhia de camarões robustos, salteados no aglio e olio