famosos e gulosos

Elvis Presley e as receitas kitsch-gourmet

Elas viraram cards que fazem o maior sucesso em Graceland


Se estivesse vivo (o clichê diz que ele está!), Elvis Aaron Presley faria 88 anos, em janeiro de 2023. E sabe-se lá quantos quilos estaria pesando! Sabemos, o garoto de Tupelo, no Mississipi, amava comer. E as refeições na sua casa, em Graceland, ganhavam ares de ritual com muita comida sobre a mesa.


A torta de batata doce é uma sobremesa tradicional do Sul dos EUA. É bastante servida na época de festas, como Natal e Ação de Graças

Os pratos eram sempre caseiros, feitos a partir de receitas típicas do Sul dos Estados Unidos. As mesmas, aliás, que ele cresceu comendo: rosbife medium raw, almôndegas de maminha moída enroladas com bacon, omelete espanhol, torta de pecan, bolo de carne, torta de batata doce, banana pudding.


O banana pudding tem creme e biscoitos de baunilha, a fruta em rodelas e chantilly cobrindo tudo. Uma versão em camadas ficou famosa na confeitaria Magnolia’s Bakery, uma instituição em Nova York

A devoção do artista pela comida era tamanha, que quem vai a Graceland encontra cards curiosíssimos com os pratos preferidos do Rei, com as suas respectivas receitas. Joias baratinhas de comprar, que viram uma memorabília e tanto numa cozinha descolada.


O rosbife está no topo da lista dos pratos preferidos do Elvis – curiosamente regado com molho de ferrugem, como uma carne assada, ou com o tradicionalíssimo molho gravy, adorado pelos americanos.

A cozinheira do rei 

Alvena Roy era queridíssima por ele. E cozinhou para o Beatles em jantar histórico. Foi em 1965 que os fab four foram para Graceland, à convite de Elvis, para participar de um banquete feito para eles. Na mesa tinha iguarias sulistas como fígado de galinha cozidos e enrolados com bacon e salada de caranguejo. Alvena é a responsável também por criar o lendário bolo decorado com pérolas, servido no casamento de Elvis com Priscila Presley.


Elvis e Priscilla casaram-se no Alladin Hotel, em Las Vegas, em 1º de maio de 1967. A festa contou comcom o famoso bolo de pérolas, uma torre com seis andares de massa e açúcar